Jamille Moreira
Integrando a campanha Janeiro Branco de atenção à saúde mental, o Governo do Amapá lançou o projeto Saúde Mental na Comunidade para aproximar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde emocional. Como primeira ação profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estiveram na zona norte da capital oferecendo escuta psicológica para a população.
A coordenadora estadual de saúde mental, Marlúcia Milhomem, explicou que durante todo o mês de janeiro as ações serão intensificadas com objetivo de incentivar a reflexão sobre como lidar com as emoções relacionadas aos desafios diários.
“É também uma oportunidade de desmistificar preconceitos em torno da psicoterapia e incentivar quem precisa de ajuda a buscar apoio profissional. A saúde mental não é um privilégio, mas um direito de todos, e cuidar dela é um ato de coragem e amor próprio. Campanhas como o Janeiro Branco são essenciais para promover o diálogo e mostrar que ninguém precisa enfrentar dificuldades sozinhas”, enfatizou Marlucia.
Durante a atividade, além da escuta terapêutica também foi oferecido acolhimento nutricional para abordar a relação entre a alimentação e a saúde mental. Segundo a nutricionista Ana Paula Tavares, a alimentação equilibrada ajuda a prevenir ou amenizar sintomas da ansiedade, por exemplo.
“A relação entre a nutrição e a saúde mental, ela é cada vez mais reconhecida, né? E a alimentação balanceada, ela pode ajudar a prevenir ou amenizar sintomas de ansiedade, depressão e estresse, além de promover o bem-estar em geral. E aqui a gente vai falar sobre algumas orientações nutricionais que podem ajudar a melhorar a saúde mental, falando sobre a relação entre a alimentação, o seu dia a dia, como você pode ter uma boa relação entre os dois”, explicou a nutricionista.
O caminhoneiro Paulo Silva de Souza, participou da ação e achou muito importante promover a reflexão sobre o cuidado com a saúde de forma integral.
“Achei muito interessante, é um apoio para nós que somos caminhoneiros e que vivemos no mundo longe da família, então para nós é muito importante essa atenção com a nossa saúde”, disse Paulo.
Além da ação na zona norte o projeto ‘Saúde Mental na Comunidade’ vai acontecer no dia 16 de janeiro na Praça da Caixa d’água, no bairro Buritizal, a partir das 15h e no dia 21 de janeiro na Praça Veiga Cabral, no bairro Central, a partir das 08h.
Comentarios