Janete Carvalho
Com o objetivo de monitorar o cenário de arboviroses no Brasil, o Ministério da Saúde já está em alerta para o início do período de chuvas, quando o número de casos tradicionalmente começa a aumentar. O momento é de intensificar os esforços e as medidas de prevenção para reduzir a transmissão das doenças, como dengue, chikungunya, zika e oropouche, por meio da instalação da sala de monitoramento da dengue. No Amapá, o governo vem alinhando com o Ministério da Saúde as ações, como explica o superintendente de vigilância em saúde do estado, Cássio Peterka.
“Na semana passada, a ministra Nísia fez o lançamento do Comitê de Operações Especiais, que é para a fase de preparação do período sazonal, que aumenta o número de casos de dengue e chikungunya em todo o país. No Amapá, a gente segue essa mesma linha de preparação e trabalho junto com os municípios. Então, montar um comitê, uma sala onde eu consiga reunir os principais gestores dos municípios, geralmente representados pelo Cosens, além de representantes de outras secretarias do Estado, para que possamos discutir e tomar decisões mais rápidas de prevenção. A gente sabe que, no ano passado, foram mais de 10.500 casos prováveis de dengue, um número bastante expressivo para o nosso estado”, destacou.
O superintendente ressaltou que a conscientização ainda é uma das principais ações que o governo trabalha durante o ano todo.
“A gente já vem desencadeando desde o ano passado várias ações, mas precisamos ter um monitoramento mais próximo. É um momento de intensificação das ações. Precisamos conseguir identificar que o maior problema de criadouros no estado é a questão de resíduos sólidos. Então, o lixo, tanto dentro das casas quanto nas vias públicas e em terrenos baldios, é onde temos o principal criadouro do Aedes aegypti.”
De acordo com o superintendente, o governo do Amapá já vem trabalhando desde o ano passado no fortalecimento das estratégias nos municípios. Durante a semana, com a implementação da sala de monitoramento da dengue, uma primeira reunião será realizada para discutir todas essas ações.
Comments