Região dos Lagos: Governo do Estado dá resposta imediata à situação de emergência causada por cheia de rios
- perolapedrosa7
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

Com o impacto das chuvas fortes em Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba, o Governo do Estado do Amapá se mobilizou de imediato para atender às famílias afetadas. Uma das primeiras medidas do governador Clécio Luís, que esteve no local atingido pelas enchentes, foi decretar situação de emergência nesses três municípios, por meio do Decreto nº 8397, publicado em edição extraordinária no Diário Oficial. Esse decreto visa garantir uma resposta rápida às demandas da população, minimizando os danos causados pelas inundações.
O governador Clécio Luís falou sobre a mobilização e as ações de apoio:
"Já estamos aqui em Tartarugalzinho com o prefeito Bruno Mineiro. Trouxemos os dois principais programas de auxílio para as famílias, com kits alimentares e colchões, tudo o que é necessário para acolher bem essas pessoas. A previsão é que a cheia do rio Tartarugalzinho dure mais uns três dias, e estamos aqui para passar por esse momento, em parceria com a Prefeitura de Tartarugalzinho, o Governo do Estado e o Ministério da Integração. Estamos todos juntos no apoio às famílias afetadas."

O prefeito Bruno Mineiro também agradeceu a presença do governador e a mobilização do Governo do Amapá, ressaltando a seriedade da situação:
"Agradeço a vinda do governador aqui, em loco, vendo a nossa dificuldade. A cheia do rio Tartarugalzinho nas últimas horas foi muito expressiva e ainda vai perdurar por alguns dias. Precisamos muito desse apoio. O senhor enviou uma estrutura com a deputada e secretária Aline Gurgel, que estão ajudando, além da nossa equipe local, mobilizada para ajudar nossa população."
Além do decreto estadual assinado pelo governador Clécio Luís, o Governo Federal acaba de assinar a portaria nº 1.260, de 27 de abril de 2025, através do Ministério da Integração Regional, reconhecendo a situação de emergência nos municípios de Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba. A portaria foi assinada pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.
Além disso, a Defesa Civil do Estado e a Prefeitura de Tartarugalzinho iniciaram a distribuição de kits alimentares, colchões e água potável para as famílias afetadas. Até agora, já foram distribuídos:
-Colchões:
100 distribuídos pelo Governo do Estado
73 pela Prefeitura de Tartarugalzinho (PMT)
-Kit Alimentação:
200 distribuídos pelo Governo do Estado
116 pela Prefeitura de Tartarugalzinho
-Kit Higiene:
100 pelo Governo do Estado
-Água Mineral:
200 pacotes (cerca de 1200 litros) pelo Governo do Amapá
116 galões de 20 litros pela Prefeitura de Tartarugalzinho
As medidas administrativas já adotadas pelo Governo do Estado foram as seguintes:
-Decretação de Situação de Emergência (Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba)
-Parecer Técnico da Defesa Civil
-Relatório da Assistência Social
-Relatório da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA)
-Solicitação de Reconhecimento Federal e recurso financeiro
-Montagem de abrigos temporários
-Distribuição de ajuda humanitária.
Comments