top of page

Ministro da Educação, Camilo Santana, afirma que benefícios dos programas federais começam a ser pagos ainda neste semestre

Janete Carvalho


BOM DIA MINISTRO

 O ministro Camilo Santana participou, nesta quarta-feira (15) de entrevista com jornalistas de oito rádios simultaneamente

O programa de rádio ‘Bom dia, Ministro’, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), recebeu, na manhã desta quarta-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana. O programa contou com a participação de jornalistas de oito rádios simultaneamente. Entre os assuntos em pauta, destacaram-se o lançamento do programa ‘Mais Professores’ e o Enem.


Para a rádio Difusora de Macapá, o ministro respondeu sobre como funcionará o programa ‘Mais Professores’, e garantiu que, após o lançamento do edital, o benefício será pago ainda neste semestre.


“Professores que estão na rede do Amapá, que são formados naquela área específica de Física, Biologia, Matemática, que há demandas em outras regiões do próprio Amapá, eles podem concorrer, mas precisam aderir ao programa que vamos abrir agora em fevereiro o edital. Nesse caso da bolsa do ‘Mais Professores’, nós queremos também que já passem a receber a partir de agosto. O Pé de Licenciatura já vai ser a partir deste semestre, e a bolsa Mais Professores será a partir do mês de agosto.”

“Todos os professores que quiserem terão acesso ao cartão especial do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, terão acesso aos descontos em diárias de hotéis. Todos os estados concorrerão e serão beneficiados com a entrega de computadores, e todos poderão participar da prova nacional também unificada para a seleção de professores. Então, o programa atinge todos os municípios brasileiros, todas as redes, claro que as redes têm autonomia. Esse processo precisa ter adesão dos municípios, dos estados, e isso foi construído com um conselho, que é o Conselho Nacional de Secretários de Educação Estadual, e com a UDIM, que inclusive estavam presentes no lançamento do programa quando o presidente assinou o decreto da criação desse programa”, destacou.

O ministro abordou ainda o ‘Pé de Meia Licenciaturas’, que consiste em um apoio financeiro para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão das licenciaturas por estudantes com alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


“O Pé de Meia Licenciaturas é o estímulo para atrair os alunos com nota acima de 650 no Enem, que agora já vai valer a partir do SISU de sexta-feira. A gente tem o ranqueamento de todos os estados com o número de pessoas que estão aptos a concorrer a essas bolsas. O estado do Amapá tem 694 alunos que fizeram o Enem e estão acima de 650 pontos. Então, esses alunos estão aptos a concorrer a partir de sexta-feira à bolsa Pé de Meia Licenciaturas, caso escolham os cursos de licenciatura nas universidades que estão ofertando. São 261 mil vagas que estão sendo ofertadas no Sisu a partir de sexta-feira, são 6.851 cursos em 124 instituições públicas do Brasil. Isso vale para todos os municípios, como também o Mais Professores.”

Em formato de entrevista coletiva, o ‘Bom dia Ministro’ é transmitido ao vivo de Brasília (DF), em sinal aberto, no mesmo canal de satélite de ‘A Voz do Brasil’.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page