top of page

Janeiro Roxo: Campanha apoiada pelo Governo do Amapá alerta para prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase

Marcelo Guido


DOENÇA

No mês de janeiro, os órgãos de saúde alertam a população sobre os cuidados necessários para o enfrentamento e a prevenção da hanseníase
No mês de janeiro, os órgãos de saúde alertam a população sobre os cuidados necessários para o enfrentamento e a prevenção da hanseníase

Entre as campanhas de saúde que marcam o primeiro mês do ano está o "Janeiro Roxo", que conscientiza e previne a hanseníase, uma doença infecciosa que, com os cuidados certos, tem cura garantida.


No Amapá, o Governo do Estado reforça os serviços do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), que realiza o acompanhamento e oferece o tratamento aos pacientes diagnosticados.


Para o mês de janeiro, o centro também vai promover treinamentos para as equipes de saúde de todos os municípios do estado, com foco na descentralização dos atendimentos. Além disso, realizará, no dia 28, o "Dia da Mancha", com inspeções dermatológicas para avaliar pessoas com manchas no corpo, característica da hanseníase.


Dados do centro mostram que, em 2023, foram acompanhados 73 pacientes para tratamento da doença. Já em 2024, foram 52 pessoas diagnosticadas com hanseníase, uma redução de 28,77% nos casos.


A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável. Embora tenha cura, a hanseníase pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o acompanhamento médico não for feito adequadamente. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase imediatamente.


O Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Professor Tostes, nº 2212, no bairro Santa Rita, na Zona Sul de Macapá.


A marcação de consultas é presencial, às terças, quintas e sextas-feiras. O paciente deve apresentar cartão do SUS, CPF, comprovante de residência e encaminhamento médico.


'Janeiro Roxo': mês de enfrentamento à hanseníase


Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país, como um alerta para a prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.


No mês de janeiro, os órgãos de saúde alertam a população sobre os cuidados necessários para o enfrentamento e a prevenção da hanseníase, doença contagiosa, também conhecida como lepra, que é infecciosa crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page