Marcelo Guido
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) alerta as pessoas cadastradas no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) para a atualização de seus dados pessoais. A medida é necessária para a localização rápida e eficaz dos doadores em casos de transplante em outros estados.
O Redome é um programa internacional que realiza o cruzamento de dados entre possíveis doadores e os pacientes cadastrados em outro sistema, o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea, e no estado é gerido pelo Hemoap.
O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para casos de câncer, como leucemia e linfomas não-Hodgkin, além de anemias graves ou congênitas.
O cadastro faz parte da estratégia do Plano de Governo, que prevê a promoção da saúde pública por meio de políticas integradas e universais, e pode ser atualizado pela internet através do endereço eletrônico: redome.inca.gov.br.
Para ser um doador, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não ter doenças infecciosas, hematológicas ou do sistema imunológico.
O cadastro pode ser feito no hemocentro, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
Comments