Marcelo Guido
A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 6, no Comando-Geral da Polícia Militar. Na ocasião, o governador do Estado, Clécio Luís, fez a entrega de novos equipamentos operacionais para a corporação. A operação ocorrerá durante todo o período de festividades de fim de ano.
O objetivo da operação é intensificar o policiamento nas áreas comerciais no mês de dezembro, visando prevenir e reprimir a prática de delitos devido ao alto fluxo de consumidores nas compras de fim de ano. A ação será conjunta em todos os 16 municípios.
O governador do Estado, Clécio Luís, falou sobre a expectativa para a operação, que já ocorre há 10 anos no estado.
"Proteger a sociedade. Esse período de final de ano é um período que naturalmente as pessoas vão para os centros comerciais. Seja o centro mais antigo de Macapá, de Santana, seja os subcentros que tem nos bairros. Então nós estamos dando continuidade a essa operação que já é realizada há dez anos, chamada operação Papai Noel. O que é isso? Uma vez que aumenta o fluxo de pessoas nos centros, o criminoso também vai atrás dessas pessoas para assaltar, para furtar e nós vamos reforçar. O nosso efetivo serão 341 policiais fora o policiamento normal, isso é extra. Eles vão receber de forma extraordinária também, uma escala extra remunerada. Para que eles possam cobrir essas áreas e garantir proteção, garantir segurança tanto de forma preventiva, como também de forma ostensiva, recriminando, reprimindo eventuais atos criminosos. Isso é muito importante, porque tanto a população vai se sentir segura vendo o policial, quanto o criminoso também. Ao ver que o ambiente está seguro, ele é intimidado a não cometer o crime", disse o chefe do Executivo.
O secretário de Segurança Pública do Estado, José Neto, assegurou que a população estará segura e poderá usufruir com tranquilidade de toda a programação de fim de ano.
"Hoje é um indicativo disso. Nós estamos nos preparando para as festividades do final de ano, nós estamos aqui reforçando o policiamento com a operação Papai Noel e nós já estamos realizando nossos planejamentos para garantir a tranquilidade, assim como a gente tem feito desde sempre nas festividades do final de ano. Então nós estamos preparando aí, várias reuniões já foram realizadas, os planejamentos estão sendo finalizados para que a gente consiga garantir como a gente sempre garantiu. E aqui é um recado para a população: esse ano não vai ser diferente. As pessoas podem ir se divertir, podem curtir os shows que estão sendo ofertados pelo Governo do Estado e também pela Prefeitura. Então a gente pode ter certeza de que a gente vai garantir a tranquilidade com a presença de policiais militares, bombeiros militares, policiais civis, utilização de tecnologia. Nós estamos aí trabalhando para colocar o vídeo monitoramento, para a utilização intensiva também de drones, para que a gente consiga garantir", informou o gestor.
Na ocasião, foi feito o repasse de 800 rádios digitais e armamentos. São modelos portáteis, móveis (instalados em viaturas) e fixos (destinados a unidades operacionais), além de 100 unidades de fuzis/carabinas e 100 unidades de espingardas calibre 12.
Comentários