Marcelo Guido
As pesquisas do instituto auxiliam os comerciantes locais no aprimoramento de suas técnicas de venda
A Federação do Comércio do Amapá, por meio do Instituto Fecomércio, realizou uma pesquisa que mediu a expectativa dos comerciantes para o fim de ano no comércio local. Entre os dados apresentados, o levantamento revelou que 84% dos entrevistados estão otimistas com a possibilidade de boas vendas.
A pesquisa consultou 150 comerciantes de Macapá, entre os dias 30 de setembro e 10 de outubro. Os dados mostram que a força comercial nos últimos meses do ano é impulsionada pelo apelo emocional e pela injeção de recursos na economia, como o décimo terceiro salário, além de datas comemorativas, como Halloween, Finados, Black Friday e Natal.
Para falar sobre o assunto, o diretor administrativo do Instituto Fecomércio, Franck Elson, participou do programa "Bom Dia Difusora" e compartilhou mais detalhes sobre o otimismo dos comerciantes para essa época do ano.
"Realmente há um otimismo, um entusiasmo, e o que nos motiva é um trimestre repleto de datas importantes, né? Temos a abertura do calendário com o Dia das Crianças, depois o Círio de Nazaré, o Halloween no final de outubro, o Dia de Finados no início de novembro, a Black Friday em meados de novembro e, por fim, dezembro com a maior expectativa do ano, que é o Natal e o Réveillon", contou o diretor.
Elson também explicou como as pesquisas do instituto ajudam os comerciantes locais a aprimorar suas técnicas de venda.
"As pesquisas servem justamente para orientar o empresário ou empreendedor, funcionando como uma bússola. São datas em que ele precisa estar preparado, com seus estoques bem ajustados, a loja tematizada, produtos diferenciados, campanhas publicitárias e promoções. A federação participa desse processo para informar os empresários. Afinal, o consumidor tem muitas demandas no final do ano: ele tem contas para pagar, quer reformar ou ampliar a casa, trocar de carro, fazer uma viagem dos sonhos, comprar roupas novas para as festas... Além disso, precisa se alimentar. A federação orienta o empresário a estar preparado, com a loja bem decorada, o ambiente moderno e, principalmente, com um atendimento de qualidade", destacou Elson.
Empregos à vista
Para 47% dos entrevistados, este período é excelente para a contratação temporária, e eles sinalizaram que irão admitir pessoal. No entanto, 52% afirmaram que pretendem manter o quadro atual de funcionários.
Entre os que pretendem contratar, 72% das empresas planejam contratar de 1 a 5 pessoas; 15% indicaram a contratação de 6 a 10 colaboradores; e 8% informaram que irão contratar de 11 a 15 colaboradores para o período de fim de ano.
Comentários