top of page
Buscar

Estudantes guianenses encerram intercâmbio de estágio no Amapá

  • svioalmd4
  • 17 de abr.
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho


INTERCAMBIO

Os alunos receberam certificados e compartilharam como foi a experiência de estagiar no Amapá
Os alunos receberam certificados e compartilharam como foi a experiência de estagiar no Amapá

A Secretaria Estadual de Educação (Seed) realizou, nesta quinta-feira (17), no Centro de Educação Profissional Maria Salomé Soares, a cerimônia de encerramento do Intercâmbio de Estágio Amapá - Guiana Francesa. O momento marcou o final da troca de experiências educacionais de três semanas de nove estudantes guianenses no estado.


Os alunos receberam certificados e compartilharam como foi a experiência de estagiar no Amapá. Edmond Evens, professor e representante do Liceu Polivalente Balata, uma instituição de ensino médio franco-guianense, falou da importância da troca de experiências.


“Foi importante essa troca feita durante esses dias que estivemos aqui, além da cultura podemos aprender junto com os trabalhadores que a gente acompanhou nos canteiros de obras e novos métodos profissionais para aplicar agora na guiana estamos levando novidade para o centro Balatá".

A aluna Edinaika Gaspard destacou que gostou muito do estágio, porque aprendeu novas técnicas da construção naval feita no Amapá, além dos pontos turísticos que o estado oferece.


“Eu gostei muito da experiência e para mim eu ví que tem diferença em relação a construção realizada na guiana e aqui no Brasil, e vou levar novas técnicas que aprendi e gostei muito das visitas e o meu lugar favorito foi o museu sacaca, gostei do peixe, açaí e calabresa”.

A interpretação foi feita pela professora Leide Menezes, do Centro de Educação Profissional de Santana Maria Salomé.


Esse é o primeiro intercâmbio do Governo do Amapá com a Guiana Francesa. Durante esse período, os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer pontos turísticos do estado, como ressalta a diretora do centro, Mary Gomes Costa.


“Tivemos visitas no Elesbão para ver a nossa técnica de construção das palafitas dentro da água, a carpintaria naval como se trabalha a madeira, que era uma expectativa deles, foram duas semanas em obra, trabalhando com a madeira, manuseando, vendo técnicas de telhado, cobertura e além disso, visitas paralelas para conhecer a nossa cultura ribeirinha. Andaram de barco, tomaram açaí, fizeram a visita na Samauma. Hoje a gente conclui essa etapa dos alunos franceses aqui, e agora a gente está indo com os nossos alunos de maio para Guiana”.

A iniciativa é resultado dos termos de cooperação assinados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) em 2024, que reforçam as relações internacionais no âmbito da educação. Em maio, será a vez dos estudantes amapaenses fazerem o intercâmbio em Matoury (GF).


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page