top of page

Dia Mundial da Alimentação 2024: Um compromisso com o direito à alimentação e à segurança alimentar

Marcelo Guido


NUTRIÇÃO

Mais de 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo enfrentam dificuldades para ter acesso a uma alimentação saudável


O acesso a alimentos é um direito de toda pessoa. Em 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre questões relacionadas à nutrição e à alimentação saudável.


Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, mais de 2,8 bilhões de pessoas não conseguem ter acesso a uma alimentação saudável. Isso significa que quase 1/3 da população global não recebe os nutrientes e micronutrientes necessários para prosperar e, em alguns casos, para sobreviver.


Aldineia Brazão, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, falou sobre a importância desta data e suas reflexões.


"Para nós, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, essa data representa, primeiramente, uma reflexão e um engajamento muito maior. O 16 de outubro é comemorado em todo o mundo. E não é bem uma comemoração, mas sim um momento de reflexão, de chamar nossos pares e as pessoas a se engajarem na luta contra a fome e a insegurança alimentar e nutricional, em todo o país, especialmente aqui no estado do Amapá. Sabemos que muito já foi feito, mas ainda há muito a ser feito. Não fugimos da luta. Nós, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, não podíamos deixar de fazer referência a esse dia e de chamar as pessoas a refletirem: o que têm feito no combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional? Para nós, essa data representa primordialmente uma luta", afirmou.

A presidente também falou sobre os avanços que o estado do Amapá tem alcançado para manter uma boa política nutricional, principalmente nas escolas, e como o conselho tem atuado no estado.


"O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional atua em toda a política de segurança alimentar e nutricional que o Estado implementa. O governo está presente e pronto. Sabemos que a Secretaria de Assistência tem feito um trabalho brilhante, com ações como o 'Amapá sem Fome'. Mas, em especial na alimentação escolar, neste momento estou como vice-presidente do CAE, o Conselho de Alimentação Escolar. O Conselho desempenha um papel fundamental na fiscalização e monitoramento do que é servido nas escolas, garantindo que a merenda possa suprir as necessidades nutricionais das crianças. O governo do estado adotou uma medida que considero essencial para melhorar a alimentação e nutrição na rede escolar: comprar 100% da merenda escolar da agricultura familiar. A lei preconiza a compra de 30%, mas o governo foi além, adquirindo 100%. Assim, temos uma merenda regionalizada, o que faz uma grande diferença", concluiu.

O que significa o Dia Mundial da Alimentação?


A data é uma ação coletiva anual que ocorre em 150 países, tornando o Dia Mundial da Alimentação uma das celebrações mais reconhecidas do calendário das Nações Unidas (ONU). A cada ano, a instituição escolhe um tema diferente para a celebração, sempre com o objetivo de alertar sobre a importância de garantir que seres humanos, em todos os lugares do mundo, tenham acesso a alimentos suficientes, seguros, diversificados e nutritivos.


O tema escolhido para 2024 é "Um compromisso com o direito à alimentação e à segurança alimentar".


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page