Pérola Pedrosa
Nesta sexta-feira (28), é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, devido a Revolta de Stonewall, nome dado aos protestos que começaram em 28 de junho de 1969, em Nova York, Estados Unidos. Essa é uma revolta considerada um marco para a comunidade LGBTQIAPN+ no mundo todo, e assim a data é para celebrada as conquistas do movimento, além de manifestações e lutas por direitos.
Localizado no bairro de Greenwich Village, o Stonewall Inn era tanto um refúgio para a comunidade LGBT, como um lugar onde podiam se expressar livremente em uma época de repressão e discriminação. Naquela noite, porém, uma batida policial no bar desencadeou uma série de eventos que dariam origem ao que conhecemos como “Revolta de Stonewall”.
No Brasil até o momento tiveram conquistas como casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, Adoção por casais homoafetivos, mudança de nome civil e Social, eleição de candidatos LGBTQAPN+, Cirurgia de redesignação sexual e de reprodução assistida feita pelo SUS. No Amapá, com a Lei nº 1999 de 21/03/2016 foi criado o conselho dos direitos da População LGBT ,recebe do governo estadual Apoio às Paradas do Orgulho LGBTQIA+, foi criado o Centro AMALBTI e também conta com a Portaria nº 0023/2024 – SESA que institui o Comitê Técnico de Saúde Integral da População LGBT.
De acordo com Ivon Cardoso, da comissão executiva da 24 ª Parada LGBTQIAPN+, a luta é diária pelos direitos das pessoas do movimento, num país que ainda tem preconceitos e ainda uma taxa muito alta de violência contra os LGBTQIAPN+. Mas segundo ele, esta sexta-feira será para o movimento mostrar sua força e fazer o lançamento da Parada com a temática e sua identidade visual, que esse ano está chamando a atenção para a eleição próxima e apresentar os padrinhos.
“Será o lançamento da Parada do Orgulho LGBT de Macapá no dia 28 de junho, com uma programação voltada para celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBT. Já vamos chamar para nossa parada que vai ocorrer no dia 4 de agosto em Macapá. Teremos nossos artistas, vamos ter uma estrutura montada lá com palco, som e iluminação na praça da Samaúma. A Samaúma vai ter um momento que ela vai ser iluminada com as cores do arco-íris. Esse ano a gente sabe que a parada tem esse tema do voto. Então, por um voto mais consciente. É isso que a gente quer debater esse ano”, informa Ivon.
A programação cultural denominada Luau do Orgulho, nesta sexta-feira inicia às 18h na praça da Samaúma, em frente ao Ministério Público do Araxá. Contará com shows de Sandra Lima, Dj Tokyo, Grupo Âmago, Coletivo Juremas e Poetas Azuis.
Comments