top of page

Desemprego recua para 6,4% e atinge marca histórica no Brasil

Pérola Pedrosa


DESEMPREGO

 Cerca de 7 milhões de brasileiros estão desempregados, o menor contingente desde 2015


A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,4% no trimestre encerrado em setembro, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (31). Esse índice representa a segunda menor taxa de desocupação da série histórica da PNAD Contínua, que começou em 2012, ficando atrás apenas do resultado de dezembro de 2013.


Em relação ao trimestre anterior, que registrava 6,9% de desemprego, houve uma queda de 0,5 ponto percentual. Comparado ao mesmo período de 2023, quando o índice era de 7,7%, a redução foi ainda mais significativa. Atualmente, cerca de 7 milhões de brasileiros estão desempregados, o menor contingente desde 2015, refletindo uma diminuição de 15,8% na desocupação em um ano.


A população empregada chegou a 103 milhões de pessoas, um novo recorde para o período. Com isso, a taxa de ocupação entre pessoas em idade de trabalho alcançou 58,4%, o maior nível registrado para um trimestre encerrado em setembro, resultado impulsionado pelo crescimento de diversos setores econômicos e aumento do consumo das famílias.


Apesar do avanço, o país ainda registra um contingente de 18,2 milhões de pessoas subutilizadas, ou seja, em busca de mais horas de trabalho ou de uma oportunidade no mercado. A informalidade segue elevada, atingindo 38,8% da população ocupada, equivalente a 40 milhões de trabalhadores, conforme os dados da pesquisa.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page