Curso de Operações Aéreas retoma formação de elite da segurança, após 17 anos no Amapá
- Jolinda Ferreira
- há 14 horas
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

Após 17 anos sem ser realizado, o Curso de Operações Aéreas foi retomado nesta sexta-feira, 25, com aula inaugural no auditório da Justiça Federal, na Zona norte de Macapá. A formação é voltada para agentes das forças de segurança que atuarão no Grupo Tático Aéreo (GTA).
O curso terá duração de oito semanas e conta com 20 alunos selecionados em testes físicos e avaliações específicas. Eles passarão por uma rotina intensa de treinamentos técnicos, resgates, salvamentos e combate ao crime.
Para o capitão Waldecy Teles, coordenador da formação, o retorno do curso é um avanço. Ele reforça que o curso prepara profissionais de elite, com capacidade para atuarem em missões críticas que envolvem salvamentos, combate ao crime e apoio humanitário. O treinamento, segundo Waldecy Teles, representa um marco para a segurança pública do Amapá.
Para a bombeiro militar Karita Laurindo, a retomada da formação é motivo de orgulho e alta expectativa.
“Na verdade é um curso onde tenho certeza que muitos servidores da segurança pública estavam almejando, até mesmo pelo tempo que estava sem ter. E hoje a gente está aqui numa seleção muito difícil. Agora nós temos uma semana administrativa e 16 candidatos que vão iniciar o curso. A nossa expectativa é altíssima, até mesmo pelo nível técnico do GTA”.
O cabo da Polícia Militar, Dimitri, também celebra a oportunidade de participar da formação.
“Além de gratificante, é de extrema satisfação, realmente estar podendo participar do terceiro Curso de Operações Aéreas aqui no Estado do Amapá, tendo em vista que é uma unidade que consegue recrutar profissionais extremamente capacitados, tanto do Corpo de Bombeiros Militar quanto da Polícia Militar e da Polícia Civil. Ou seja, no mesmo curso a gente tem contato com o que existe de melhor das três áreas da segurança pública”.
A iniciativa faz parte das estratégias de investimentos que o Governo do Estado tem feito no setor de segurança pública em todo o Amapá.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Commenti