Janete Carvalho

Os projeto sociais promovidos pelo governo do Amapá foram inaugurados nesta sexta-feira (28) pelo governador Clécio Luis. Na ocasião foi apresentando o novo centro de treinamento de Wrestleing, projeto de luta Amapá que funcionará em uma das salas da escola estadual de gestão compartilhada Antônio Messias.
O governador Clécio reforçou que os projetos sociais fortalecem as ações de prevenção à criminalidade por meio de iniciativas que aproximam as forças de segurança da comunidade.
“Nós temos que saber que o combate à violência, os efeitos da criminalidade não pode ser feito só com a segurança pública, deve ser feito também com a segurança, a gente está investindo muito na segurança pública, mas tão importante quanto é investir em educação, investir em projetos sociais, combate à pobreza, combate à fome, a gente atua nas duas pontas. Aqui um belo exemplo, com a ajuda do senador Randolfe que colocou duas emendas, uma para a gente construir esse centro aqui de luta olímpica, que é fundamental, uma referência no Amapá e outro para os projetos sociais, nós vamos enfrentar as causas com prevenção, incluindo de verdade as crianças, as comunidades, e consequentemente as famílias. Então esse braço social que combate à fome, combate à pobreza, as desigualdades inclui, seja através do esporte, das artes, tudo o que é possível incluir as crianças e jovens, ajuda e previne a violência.”
O senador Randolfe Rodrigues um dos incentivadores do projeto reconhece que o esporte olímpico associado a educação de qualidade resulta na formação de atletas de alto nível.
“ Amapá está se tornando referência na Luta Olímpica, sobretudo pela atuação de uma geração de jovens que tem sido formado aqui na escola Antônio Messias desde 2017 e desde 2017, os campeões amapaenses da Luta Olímpica têm saído aqui da Escola Antônio Messias. E tem esse papel de uma escola, com a característica dessa escola formar uma geração de jovens para o esporte, mas sobretudo para a vida. Porque o que é ensinado aqui são os valores da vida”.
As ações fazem parte do incentivo e amparo promovidos pelo governo do Amapá. Para a Dezirré Cione mãe do pequeno Jhon Paulo que pratica natação, ter o filho incluído nos projetos é de fundamental importância.
“Eles não ensinam só natação, eles ensinam a ser responsáveis, eles ensinam a ser dedicados no esporte, a ter um futuro melhor, então isso é muito importante. O projeto se tivesse para todas as crianças, seria maravilhoso, são vagas limitadas mas quem consegue pode ter certeza que não vai se arrepender”.
Entusiasmado com o projeto peixinho voadores Jhon Paulo fez questão de agradecer a quem ele considera como padrinhos, o professor Mota e o Governador Clécio.
“A natação é muito boa, eu amo é uma coisa que me dá felicidade, que me dá alegria, me sinto ótimo. Agradeço ao professor Mota que me colocou nesse projeto, que me apoia, que é muito brincalhão. Agradeço muito a ele, e agradeço ao Clécio, a todo mundo que está aqui presente nesse projeto, agora”.
Entre os projetos que atendem Macapá, Santana, Tartarugualzinho e Santa Luzia do Pacuí, estão o Cidadão Mirim, Campeões do Amanhã, Programa da Melhor Idade Vida Feliz, Peixinhos Voadores, Telecentro de Inclusão Digital, e projetos com termo de cooperação técnica, como o grupo da Melhor Saúde, Aula Rítmica Família Tucuju e Jiu-jitsu Predador.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments